quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Licenças Creative Commons, o que são?

 Licenças Creative Commons




   As licenças Creative Commons são várias licenças públicas que permitem a distribuição gratuita de um trabalho protegido por direitos autorais. 
  Uma licença Creative Commons é usada quando um autor quer dar às pessoas o direito de compartilhar, usar e construir sobre um trabalho que ele criou.
  As licenças Creative Commons proporciona uma flexibilidade autoral (por exemplo, eles podem optar por permitir apenas usos ou não comerciais de seu próprio trabalho) e protege as pessoas que usam ou redistribuem o trabalho de um autor de preocupações de violação de direitos autorais, desde que respeitem as condições que são especificados na licença pelo qual o autor distribui o trabalho.


Alguns exemplos de licenças e do que estas permitem fazer ou não! 




Atribuição CC BY

 



  Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.



Atribuição-CompartilhaIgual CC BY-SA

 

  Esta licença permite que outros misturem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações ao abrigo de termos idênticos.

  Esta licença costuma ser comparada com as licenças de software livre e de código aberto «copyleft». Todos os trabalhos novos baseados no seu terão a mesma licença, portanto quaisquer trabalhos derivados também permitirão o uso comercial. Esta é a licença usada pela Wikipédia e é recomendada para materiais que seriam beneficiados com a incorporação de conteúdos da Wikipédia e de outros projetos com licenciamento semelhante.



Atribuição-NãoComercial CC BY-NC


  Esta licença permite que outros misturem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, eles não têm de licenciar esses trabalhos derivados ao abrigo dos mesmos termos.

 


Estes são apenas três exemplos das seis licenças existentes. Mas no quadro referido a cima podem ver estas e outras licenças! 

Não se esqueçam de colocar as vossas licenças nos vossos trabalhos!! 













Sem comentários:

Enviar um comentário

Fim do 3º período

    Olá a todos novamente! Hoje não venho aqui para vos apresentar nenhum trabalho, mas sim para me despedir de vocês! Desta vez chegou ao f...