domingo, 4 de outubro de 2020

Multimédia Digital

 Multimédia 



Conceito fundamental da multimédia

 
Através do estudo etimológico da palavra multimédia, conclui-se que esta é composta por duas partes: multi + media. Podemos definir multimédia como a utilização diversificada de meios, entre o emissor e o recetor, para a divulgação da mensagem.

  Nesta definição são considerados como produtos multimédia os jornais, as revistas, os livros e as emissões de televisão. No entanto, no âmbito das tecnologias de informação, define-se multimédia, ou multimédia digital como a utilização diversificada de meios, tais como texto, gráficos, imagens, vídeo, e áudio, que são processados por computador e depois, podem ser armazenados e transmitidos.



Diferenças Entre a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada

 


  A realidade virtual e a realidade aumentada são duas tecnologias que vêm aparecendo em diversos dispositivos eletrónicos. Apesar dos nomes serem parecidos, elas possuem características e objetivos diferentes: enquanto que a primeira (realidade virtual) leva a pessoa para um novo ambiente criado por um computador, a segunda (realidade aumentada) inclui projeções de conteúdos e informações complementares ao mundo real.

  Ambas precisam de um dispositivo para serem acessadas pelas pessoas, que pode ser um aplicativo ou um acessório físico, mas oferecem experiências totalmente distintas para os que os utilizam.



O que é desinformação?

 
  Desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido. Tem como objetivo influenciar a opinião pública de maneira a proteger interesses privados. Algumas vezes, a palavra é utilizada no contexto das relações públicas ou nas propagandas.



Deepfake

 
O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas a fazer coisas que elas nunca fizeram na vida real. É uma técnica que permite fazer montagens de vídeo e até já criou discursos fictícios de políticos influentes e famosos. 




Fake News


  A tradução em português quer dizer “notícias falsas”. Este termo refere-se às notícias falsas ou não totalmente corretas que são publicadas na internet e também transmitidas pelos meios não digitais, como jornais. Não é de hoje que somos alertados a não acreditar em tudo que se lê por aí no mundo virtual, porém, o volume desse tipo de conteúdo tem sido tanto que a verdade está ficando escondida em meio a essas “mentiras” forjadas e já não se sabe em que mais acreditar.



Como é que acontecem e como chegam a tanta gente?



  Uma pessoa especializada nestes assuntos cria uma notícia falsa para um fim próprio ou para alguém com poder, sendo assim, a notícia é publicada por exemplo numa rede social famosa como o Facebook ou o Twitter e como esse meio digital é seguido ou acompanhado por muitas pessoas fica mais fácil de se espalhar e ser transmitida e muito depressa chegará a um número enorme de pessoas muito fácil. E quanto mais tarde se descobrir que essa mesma notícia é falsa cada vez mais esse número sobe e mais gente é informada incorretamente sobre esse assunto.  



Porque são uma ameaça às democracias?

  
As eleições de 2018 foi a primeira em que o uso da internet foi decisivo. Ganhando com passadas largas, a televisão, o rádio e o papel, as redes sociais conseguiram não apenas novos recetores, como converteu um grande número de pessoas do conteúdo eleitoral. Grupos que antes eram fechados passaram a compartilhar entre si mensagens, transportando o debate eleitoral para o meio digital.

  Mas, o que realmente tornou o caso eleitoral um caso de desconfiança foram as notícias falsas, por vezes ofensivas, induzindo os eleitores a um sentimento de revolta e favorecendo duvidas em relação aos candidatos criadas com fatos mentirosos.  Na eleição de 2018, que foi a mais digital da história, a maioria dos candidatos investiu altos recursos nas redes sociais para obter visibilidade de potenciais eleitores e, acompanhando a tendência, a preocupação com notícias falsas tornou-se uma das questões mais prioritárias.


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