sábado, 21 de novembro de 2020

Tipo de media: Imagem


 Modelos de cor



 Modelo RGB

  Este modelo é um modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.

  Cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255.
 Uma imagem digital é uma representação discreta, isto é, constituída por píxeis (píxel - picture element). O píxel, normalmente um quadrado, é a unidade elementar de brilho e de cor que constitui uma imagem digital.

  Em termos de resolução de imagem é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de píxeis por polegada, ppi (pixels per inch). Também pode ser definida, de uma forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de píxeis por linha e por coluna. Quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.

Quando se fala em profundidade estamos a falar que esta indica o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa imagem. Este valor é também conhecido por profundidade do píxel e é definido por bits por píxel (bpp). Um pormenor importante é que a profundidade de cor das imagens varia com o número de cores presentes na imagem.  


Modelo CMYK


  O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). 
A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.
  O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as colorações que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por impressoras, fotocopiadoras, pinturas
e fotografias, para reproduzir a maioria das cores do espetro visível, e é conhecido como quadricromia. É um sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

  O ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que atua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.



Modelo HSV

 

  O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação 
(Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. Este modelo é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.

  A Tonalidade ou matiz (hue) é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex.: amarelo, laranja, verde, etc.). A Tonalidade exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.

  A Saturação (saturation) indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. A saturação é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor. 

  Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca. O valor 100% indica uma cor saturada ou pura e o valor 0% indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos.
  O Valor (value) traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. O valor 100% indica que a cor é saturada ou pura e o valor 0% indica que a cor é muito escura ou preta.
  O termo luminosidade está relacionado com a luz refletida. E o termo brilho está relacionado
com a luz emitida.


Modelo YUV

 

O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).

  Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite  permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.

  O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.

  Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Fim do 3º período

    Olá a todos novamente! Hoje não venho aqui para vos apresentar nenhum trabalho, mas sim para me despedir de vocês! Desta vez chegou ao f...